• Institucional >> Qualidade
Com o objetivo de fomentar o acesso à moradia, elevar os padrões do mercado e garantir as conformidades técnicas das construções, um dos principais instrumentos do Governo Federal para estruturar e modernizar o setor imobiliário no país é o PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat –, cujo certificado concedido à FIVE é de nível A.
Isso significa que a empresa está no maior grau de certificação do órgão e segue uma série de pré-requisitos avaliados em auditorias anuais feitas pelo programa – no total são 25 serviços e 20 materiais controlados pela equipe da companhia para manter o padrão de excelência. Segundo a arquiteta Luciana Traldi, coordenadora de projetos da FIVE Engenharia, na prática este resultado é importante para todos os envolvidos, pois além de garantir credibilidade aos produtos, melhorar a competitividade da empresa e a qualificação da mão de obra, ainda oferece melhoria nos materiais e na execução dos serviços aos consumidores finais.
A adesão ao programa é voluntária, mas já conta com mais de 3 mil empresas do setor ativas, que figuram entre os níveis avaliáveis C e A, como a FIVE, que desde 2008 renova sua certificação. Para o diretor da incorporadora, André Mouaccad, toda esta preocupação em oferecer a garantia de qualidade dos serviços prestados é também um reflexo da cultura da empresa, que busca sempre o bem-estar e a valorização de seus funcionários.
“Seja na entrega para o cliente, seja nos nossos processos internos, somos muito exigentes com aquilo que fazemos. A educação e a integração entre as pessoas estão em nosso DNA desde o início, e nós nos preocupamos com as pessoas que vão ocupar os imóveis que idealizamos”, explica o diretor.
Instituído em 18 de dezembro de 1998 pelo Governo Federal como Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional, o PBQP-H foi resultado do comprometimento do Brasil com a Carta de Istambul, assinada por diversos países, em 1996, durante a Conferência do Habitat II, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em favor dos assentamentos humanos.
Hoje, integrado à Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, desde o ano 2000 o programa faz parte do Plano Plurianual do governo, que tem como objetivo planejar e estabelecer metas à administração pública, com foco nas melhorias para a sociedade. Desde então, com visão ampliada também para o saneamento básico e a infraestrutura urbana, o PBQP-H passou a ser o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.
Assim, o objetivo básico da certificação é “elevar os patamares da qualidade e produtividade da construção civil, por meio da criação e implantação de mecanismos de modernização tecnológica e gerencial, contribuindo para ampliar o acesso à moradia”.